sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mais velho, do meio ou caçula

Terminei de ler um livro que me foi muito útil e que passou a me fazer observar mais um determinado dado das pessoas que fazem parte da minha vida: a ordem de nascimento.

O Dr. Kevin Leman é um psicólogo americano que há mais de vinte e cinco anos estuda o assunto e trata pacientes levando em consideração esse fator.

Foi dessa experiência que nasceu Mais velho, do meio ou caçula.

Já achei a proposta interessante quando comprei o livro; mas ficou ainda mais atrativo quando li na Introdução: "Se você é primogênito ou filho único, vai aprender por que é tão focado em fazer qualquer coisa (e em fazê-la bem) e o que pode fazer sobre isso antes de ficar louco ou exausto. Também vai aprender por que os livros são alguns de seus melhores amigos". Me ganhou aí...

De fato, me reconheci em diversas das características e situações citadas pelo Dr. Leman para os primogênitos.

É isso que torna o livro mais bacana: reconhecer-se nas características da sua ordem de nascimento e reconhecer aquelas de quem é mais próximo de você - o que também me ensinou a ser mais tolerante com a Tâmim, por exemplo, em relação às coisas tipicamente de caçula, que enlouquecem os primogênitos. E a refletir que minhas coisas típicas de primogênito devem enlouquecê-la também.

Além disso, o livro também ensina quais os pontos menos positivos de cada ordem de nascimento e o que fazer para combatê-los.

Gostei e indico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário