domingo, 9 de dezembro de 2012

Museu Iberê Camargo

Amo museus. Não que me sinta uma peça de museu. Mas eles têm o dom de eternizar, de perenizar... É uma sensação muito louca você estar parado defronte a algo que provém de antes de Cristo, por exemplo, e que sobreviveu à intempérie do tempo. Indiana Jones sempre foi um de meus personagens favoritos. Quase surtei no Louvre, no d'Orsay, nos Musei Vaticani e nos Capitolini... Há algo de nobiliárquico na maioria dos museus... Deve ser o verniz que o tempo lhes empresta, conferindo-lhes ares de nobreza...

Não curti muito o Georges Pompidou. Definitivamente, não sou de apreciar muito arte contemporânea... Havia obras lá que realmente não entendia como podiam ser consideradas representantes da arte. Ou será que são representativas de uma sociedade e cultura pobres? Uma mesa posta, descomposta, pratos sujos cheios de restos de comida, representa o que, enquanto arte? Será que se eu tivesse montado essa lambança, poderia ter exposto no museu, como obra de arte?

Estava com tudo isso na cabeça e muitas expectativas quando fui no Museu Iberê Camargo hoje. Ainda não havia ido, porque não gosto muito dessa coisa de ter que ir em algum lugar porque todo mundo está falando, porque foi recentemente inaugurado, porque está bombando. Gosto de ir quando minha alma está pedindo, por uma conjunção de fatores. Assim aproveito mais, por estar no estado de espírito certo.

A visita já valeria a pena pelo lugar, encravado na beira do Rio Guaíba, banhado de sol e luz.

É um museu com uma cara muito própria. Me identifiquei com a amplidão da arquitetura do lugar. Me interessei muito mais por isso e pelo jogo desse cenário com as obras do que propriamente apenas com estas.

Me surpreendi que havia um número razoável de pessoas; turistas, em boa parte.

É um lugar que vale visitar, que rende boas fotos, que alimenta a alma e tem uma loja bacana (muita bijuteria que parece obra de arte) e um café legal. E a entrada é gratuita.

Muito engraçado o mural com as proibições... Só aqui no Rio Grande do Sul pra ver um "chimarrão é proibido"...

Maiores informações, www.iberecamargo.org.br .



















Nenhum comentário:

Postar um comentário