terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pensar bem nos faz bem!

Não é novidade que sou mega fã do Mario Sergio Cortella. Se enxergar um livro dele à venda, mais do que certo que vou comprá-lo.

E foi o que aconteceu com o segundo volume do Pensar bem nos faz bem. Enxerguei numa LaSelva da vida e me atirei. 

                     


Esse volume é sobre família, carreira, convivência e ética.

São textos gerados a partir dos comentários dele na Rádio CBN, numa coluna chamada Academia CBN.

Algo que achei bacana é que são textos curtos, temáticos; bem próprios para se aproveitar qualquer lacuna de tempo livre, embora muitas vezes despertem reflexões profundas. Gosto de ler um ou dois, marcar o que mais me impacta e ficar refletindo sobre o assunto.

Alguns trechos, pra incentivar a leitura:

"Competência não é um estado imóvel, completo, definitivo. Competência é como um movimento de gerúndio. Não somos competentes, estamos sendo. Formamos nossa competência no dia a dia. Uma empresa, uma pessoa ou um grupo não são já qualificados, mas qualificastes - estão sempre em processo dinâmico."

"... uma das regras fundamentais na história da humanidade foi a cooperação. Nós estruturamos, nos últimos 400 anos, uma sociedade com uma ideologia extremamente competitiva. Não que a competitividade não deva ter o seu lugar, mas ela não pode se sobrepor à colaboração como a principal maneira de sobrevivência da humanidade." 

"Autêntico é aquele que coincide com ele mesmo. Aquele que ensina o que sabe e pratica o que ensina."

"Nem sempre falar bastante é um sinal de inteligência; há situações em que o falar bastante é muito mais a incapacidade de preencher as idéias e querer preencher o som e o espaço."



Nenhum comentário:

Postar um comentário