terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Nem sempre o que parece o melhor é o melhor

Estava aqui relendo no meu caderninho o que o Senhor e seu Santo Espírito ministraram ao meu coração nos menus estudos pessoais e fui ministrada novamente com essas reflexões de 14/08/2012.

Gênesis 13:9-18 nos diz:

9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.
10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.
11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.
13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR.
14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.
16 Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência.
17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.
18 E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR.


Abrão, que nesse tempo ainda não era Abraão, deixou a escolha da terra para Ló quando se separaram. 
Ló escolheu a que aparentava ser a melhor; mas Ló acabou se dando mal, e Deus agiu na vida de Abrão e deu-lhe o melhor.
Nem sempre as circunstâncias que aos olhos humanos são as mais favoráveis efetivamente o são. O poder do Senhor manifestado altera qualquer circunstância. Às vezes Deus te colocará em posição de ajudar a quem tu deu a alternativa de escolher o melhor. Como Abrão resgatou Ló quando este foi levado cativo (Gênesis 14:14-16).
E Abrão era um azarão; tinha todas as circunstâncias contra si, na realização dos sonhos do Senhor. Já era entrado em anos, assim como sua mulher, Sarai (Sara). Como crer na promessa do Senhor?
É nessa hora que a fé tem de se manifestar. "Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande".
O mérito, a graça, não está em nós; temos que crer e não temer. O Senhor, nosso escudo, é que é sobremodo bom.

Gênesis 15:1-7:

1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.
5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.
6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.
7 Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra.

O período de provas, de lutas, antecede a vitória. Porque nossas circunstâncias não são isoladas. 
A descendência de Abrão teria de penar quatrocentos anos no Egito, a fim de se cumprir o tempo da iniquidade dos amorreus.
Nosso tempo de lutas, de provas, pode bem estar relacionado com o tempo de outrem.
Por outro lado, também há vezes em que não obedecemos ao Senhor (ao menos não completamente); o que pode retardar ou afastar a nossa benção. 
Deus mandou Abrão sair de Ur. "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei". Gênesis 12:1. E Abrão levou Ló junto. E Deus aguardou até que Abrão e Ló se separassem para falar com Abrão sobre sua promessa.
Temos de obedecer as instruções do Senhor para receber a benção. O cumprimento dos sonhos de Deus vai contra todas as evidências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário