sexta-feira, 6 de abril de 2012

As Regras de Ouro da Conduta Profissional

O post de hoje é sobre um livrinho interessante que já li há algum tempo. As Regras de Ouro da Conduta Profissional.




Foi publicado em 1944 e escrito por um engenheiro para seus colegas engenheiros, cientes de que "... enfrentavam problemas muito maiores quando violavam as regras da conduta profissional do que quando cometiam erros técnicos relacionados à atividade que exerciam", p. 9. Então, W. J. King as reuniu nesse livro, publicado originalmente sob o título de The Unwritten Laws of Engineering (As leis não escritas da engenharia).

Pelo visto muita coisa não mudou desde aquela época, porque o livro continua atual.

"Mesmo que suas primeiras tarefas pareçam triviais, dedique-se a elas de corpo e alma"; a capacidade de fazer acontecer, com iniciativa, criatividade e persistência, "tenha a simplicidade como meta", "reconheça a hora de parar de perseguir a perfeição", "certifique-se de que todos os que trabalham na empresa tenham cargos e atribuições bem definidos", "estimule os interesses pessoais e profissionais de seus colaboradores sempre que houver oportunidade", "não critique um funcionário na frente dos outros, muito menos diante dos subordinados a ele", "não deixe de elogiar ou recompensar os subordinados pelo trabalho bem-feito", "assuma plena responsabilidade pela sua equipe e pelas pessoas que a integram", "uma das características pessoais mais valiosas é a capacidade de se dar bem com todo mundo" e "esteja consciente do efeito que sua aparência tem sobre os outros e sobre você mesmo" são alguns dos tópicos que pincei para dar uma ideia da abordagem. São pequenos itens espalhados em capítulos.

Não reinventa a roda, mas o objetivo nem é esse. Apenas reúne "leis" de conduta que são de conhecimento comum - ou deveriam ser -,  aplicáveis a qualquer profissão, com intuito reflexivo. A sacada do autor é instar para que sejam colocadas em prática, a fim de que se tornem trunfos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário