segunda-feira, 30 de junho de 2014

Vivendo sem glúten


Como mencionei no ultimo post, desde adolescente luto com o hipotireoidismo e com meu metabolismo. 

Recentemente minha nutricionista comentou comigo sobre estudos apontando que o consumo de glúten não é indicado para quem tem hipotireoidismo.

Pesquisei na internet e encontrei várias matérias e postagens no mesmo sentido.

Então conversei com meu endócrino, que me disse que tudo o que conseguisse reduzir de glúten seria bom.

Lembrando: o glúten e encontrado em produtos que contenham trigo, cevada, centeio e aveia.

Num primeiro momento pensei que isso fosse ser extremamente difícil. Primeiro, porque sempre gostei muito de pão. Segundo, porque pensava que fosse complicado encontrar produtos sem glúten, que estariam disponíveis apenas em casas mais especializadas. 

Para minha surpresa, esse mercado dos produtos sem glúten está em franco crescimento.

Minha primeira lição: ler o rótulo dos alimentos. É bem importante, porque coisas que jamais pensamos ter glúten muitas vezes tem, sim. Exemplo: muitos iogurtes tem glúten. A maioria dos chocolates também...

O interessante é que não estou sentindo falta do pão "normal". Até por encontrar opções - com sabor bem diferente - sem glúten.

Produtos que passaram a fazer parte da minha rotina:

            


Amo esses snacks da Good Soy. Ótimos para um lanchinho.

                                   


Sempre gostei de granola e achei que teria que abdicar dela, porque a maioria traz aveia em sua composição. Mas essa, da Sabor Vital - especializada em produtos sem glúten -, é espetacular.

                                     

Da Sabor Vital também comprei essa Mistura Fácil, pra fazer pães e afins. Estou comprando alguns ingredientes para me aventurar na cozinha. Farinha de arroz, farinha de banana, polvilho... Vamos ver no que dá. 

O precinho estava muito bom no Zaffari; em torno de R$ 5.

A marca Schär é espetacular - mas bem salgadinha. Comprei o corn flakes e o pão:

                      


Um segredinho para o pão ficar bem gostoso é esquentá-lo na sanduicheira. Fica bem macio.

Outro snack bacana são esses cookies de sete grãos da Gran Pure. De chocolate. Delícia.


                              


Outras opções de alimentos sem glúten: pipoca, pão de queijo (ler o rótulo), arroz (branco e integral - menos sete grãos) e até massa!!!

Exemplo de massa: Tivva, outra marca muito boa.

                                     


Chocolates: essas barrinhas da Kinder não tem glúten. Nem Toblerone e Lindt; os de chocolate branco (os outros não olhei). E diz que há alguns também da Cacau Show. Tenho que conferir.



Onde encontrar esses produtos: 

Porto Alegre: compramos a maioria no Zaffari e na Natureba (na loja da 24 de Outubro, perto da Florencio Ygartua). A Natureba é um parque de diversão, tem muitas, muitas, muitas opções. E as coisas vendidas a granel são fantásticas. Damasco tenro e castanhas crocantes.

Floripa: o Imperatriz e o Angeloni tem corners só para artigos sem glúten. Show. E compramos muito no Emporium Biomolecular. Na Rua Crispim Mira, loja 03, Centro. Show também. Atendimento top e produtos diferenciados. Os produtos a granel são tão excelentes quanto os da Natureba.

O que senti de benefício até agora: nunca mais senti a barriga estufada. Até minha rinite crônica melhorou. Sim, diz que o glúten tem a ver com isso também, rinite, sinusite...

Não senti qualquer diferença em relação ao peso - o estopim para esse boom da campanha contra o glúten.  Mas se puder diminuir a dosagem do meu remédio para a tireóide na minha próxima consulta no endócrino, estou no lucro.

Não estou defendendo a abolição do glúten por todos. Cada um sabe de si. Estou apenas compartilhando minha experiência e dando dicas sobre produtos sem glúten e onde encontrá-los. Se você tem hipotireoidismo, converse com seu profissional médico. Vale a pena pelo menos pesquisar.


UPDATE:

Descobri essas batatinhas deliciosas nas Americanas. Super crocantes:

        

A Jasmine também tem cookies integrais sem glúten:

                                         


                                 

E outra marca bacana é a Aminna, www.aminna.com.br , de Blumenau. Tem pães, massas, bolos, mistura para bolo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário