terça-feira, 27 de janeiro de 2015

República Dominicana e Panamá

Esse post encerra essa série sobre a República Dominicana e o Panamá.

Bem, os lugares onde fui na República Dominicana, Santo Domingo - na Zona Colonial - e Punta Cana, são essencialmente turísticos; então você encontra pessoas de tudo quanto é lugar do mundo. Norte americanos, canadenses, mexicanos, ucranianos, franceses, italianos, espanhóis, gregos, argentinos, chilenos... E muitos, mas muitos, brasileiros. E é esse caldeirão cultural que torna tudo tão interessante. Você pode praticar os idiomas que fala, faz novos amigos, da sua e de outras nacionalidades. Esse é um dos melhores aspectos dessas viagens.

A República Dominicana é um destino que congrega diferentes características. A Zona Colonial de Santo Domingo é riquíssima cultural e historicamente. Você se sente de volta no século XVI. E o litoral do país é de uma beleza natural estonteante, com resorts de excelente estrutura. E na parte chamada de Ciudad Nueva, em Santo Domingo, pode-se ver como as pessoas reais daquele país vivem.

É visível que os dominicanos valorizam muito as figuras que compuseram a sua História, como os Pais da Pátria, que tornaram o país independente do vizinho Haiti, que tomou conta do local após a saída dos colonizadores espanhóis. 

Também é um povo que se orgulha da sua origem multicultural, representada nas muñecas sin rostro, que justamente não tem o rosto com feições para representar essa multiplicidade. Achei essa foto exemplificativa na internet.

          


É um país que vive um momento econômico delicado, sustentando-se, basicamente, do turismo.

Já o Panamá, como comentei, me surpreendeu muitíssimo. Primeiro, é um país com uma economia forte. Encontrei pessoas da Colômbia e do Zimbábwe morando lá, pela qualidade e pelo custo de vida. E fiquei sabendo por essas pessoas que há muitos outros estrangeiros nessa mesma situação.

A Cidade do Panamá, que foi o único lugar que consegui conhecer, é bem estruturada, com excelentes avenidas e ruas e com muita beleza natural. Diria que une o melhor dos dois mundos, cidade e natureza.

E também é uma cidade que está revitalizando sua área de origem, reconstruindo o Casco Viejo, tão antigo quanto a Cidade Colonial de Santo Domingo.

Na Cidade do Panamá encontrei bem menos turistas, embora tenha topado com muitos brasileiros no hotel e nos shoppings.

Mas tive uma experiência interessante no meu tour. Meu guia era do Zimbábwe, já tinha morado na África do Sul e outros países americanos. Meus companheiros de tour eram um casal de norte americanos que já viajou bastante pela América Central, pelo Caribe. Então foi muito bacana trocar experiências de como a vida funciona em todos esses lugares e no Brasil.

O que ficou de mais forte para mim dessa experiência é que o continente americano e a América Central, especificamente, no caso, têm muito a nos mostrar sobre o presente e a nos ensinar sobre o passado. Eu ficava olhando todas aquelas construções do século XVI e pensando sobre o que vi do mesmo período nos lugares onde estive na Europa. E isso é uma das coisas de que mais gosto em viajar, essa viagem no tempo e essa reconstrução. 

Definitivamente, por conta dessa primeira experiência os países americanos entraram de vez na minha já extensa lista de lugares para conhecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário