quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Zona Colonial, Santo Domingo, República Dominicana

Há uns três anos estava pesquisando pra vir ao Caribe e foi quando fiquei sabendo de Santo Domingo, capital da República Dominicana. 

Esse ano, programando as férias, no verão, lembrei de Santo Domingo, que estava há tempos no meu caderninho...

A cidade é a mais antiga da América e foi fundada em 1498, por Cristóvão Colombo e seu irmão, Bartolomeu. A Cidade Colonial, Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Para quem gosta de História é um prato cheio. Inúmeras construções, em bom estado, de 1500 e 1600.

Atrações imperdíveis:

Catedral Primada de América - a primeira catedral das Américas, de 1542. Fato interessante: as pesadas portas da época são mantidas abertas e a entrada e saída agora são feitas por imensas portas de vidro. Foi a única igreja que já vi até hoje que conta com um violento ar condicionado.





Fortaleza Ozama - seu nome decorre do Rio Ozama, que banha a cidade - onde chegam os imensos navios turísticos. Construído entre 1502 e 1508, a fim de proteger a cidade dos ataques de piratas e conquistadores. Todo de pedra, uma estrutura imponente.






Alcázar de Cólon - com vista para o Rio Ozama, foi a residência de Diego Colombo, filho de Cristóvão, quando governador da ilha em 1509.







Faro de Colón (Farol de Colombo) - túmulo que abrigaria os restos de Colombo, transferidos da Catedral Primada de América em um lindo monumento. Com inúmeras salas destinadas a exposições permanentes de itens culturais de outros países do mundo. Tem forma de cruz e à noite são emitidas várias luzes para o céu, que formam essa cruz no céu.




Os amigos do México que me acompanharam aqui - tem gente de tudo quanto é lugar na Zona Colonial:



Los Tres Ojos - cavernas calcárias alimentadas por um rio e que formam piscinas naturais de água azulada, os "Tres Ojos". Os índios Taino, habitantes originários da ilha, habitavam nesse local. Em tempos antiquíssimos fazia parte do mar do Caribe, o que deixou as cavernas cheias de corais que se transformaram em pedra, interessantíssimos.




Hospital Nicolás de Bari - o mais antigo da América, construído entre 1503 e 1552 pelo governador Nicolás de Ovando. Mesclava hospital e igreja. Hoje as ruínas abrigam uma família imensa de caturritas verdes lindas nos buracos que serviam de seteiras na época colonial.



Hostal Nicolás de Ovando - prédio do século XVI, construído em 1502, residência do governador Nicolás. Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco.

Parque Independência - onde foi proclamada a independência da República Dominicana do Haiti. Guarda um monumento dedicado aos três Pais Fundadores da República Dominicana, Sánchez, Duarte e Mella, bem como seus restos mortais.





Parque Colón - a praça principal da Cidade Colonial, em frente à Catedral Primada de América, e conta com uma estátua de Cristóvão Colombo (foto acima).

Panteão Nacional - onde repousam os restos mortais dos heróis nacionais.



Praça de Espanha - defronte ao Alcázar de Cólon, repleto de restaurantes.




Calle El Conde - rua de comércio, destinada apenas aos pedestres. Lembra muito a Calle Florida, de Buenos Aires.

Calle de Las Damas - primeira rua da Cidade Colonial. Era a rua na qual as damas passeavam; daí seu nome. 


Dicas: para mim foi muito válido contratar um guia local, que me levou a todos os pontos principais. O Tony tem uma paciência de Jó, fez um passeio de oito horas comigo e tirou várias fotos pra mim, já que estava sozinha. Contratei pela Stayhappyrd, @stayhappyrd no Instagram.


Roupas confortáveis e disposição para caminhar são imprescindíveis. O clima é quente, mas há pontos com uma brisa maravilhosa. E esse azul do céu enche os olhos.

Fazendo a visita guiada, um dia é mais do que suficiente para conhecer a Zona Colonial.

Amanhã é dia de conhecer a nova cidade, a parte moderna de
Santo Domingo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário