terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Doçaria Portuguesa

Pra quem gosta de doce - tipo eu -,  Lisboa e Sintra são um prato cheio. Na verdade, transbordante...

Primeiro, porque as tradicionais pastelarias (as nossas docerias) estão espalhadas por toda parte. E todo mundo anda com os pacotinhos das pastelarias na rua. O pessoal consome mesmo.

Segundo, porque a variedade de doces é imeeeeensa (há salgados também, mas muito mais doces). Como as pastelarias estão sempre cheias, o atendimento é super dinâmico, e como a variedade é imensa, é quase impossível gravar os nomes ou saber o que se está pedindo. Comi um docinho que até agora ando furungando pra descobrir o nome... Daqueles que desmancham na boca, sabe? Ah, e a massinha de pastel passada no açúcar com canela também é tradicional e tudo de bom!

Em Sintra comemos na Casa das Queijadas, bem em frente à estação de trem:



O dono é um senhor muito bacana que está dando continuidade ao negócio secular da família e é super solícito para indicar as gostosuras. Foi dica dele o tal "jesuíta", um doce de massa folhada e doce de ovos.

Esqueci de fazer foto, mas achei uma parecida com o doce nesse site :



Também não dá para deixar de provar a queijada fina da piriquita (foto daqui - a esganada não fotografou) e o travesseiro da piriquita (não sei de onde é a foto, dá erro...) - a Casa das Queijadas tem todos, mas se encontra em outros lugares de Sintra:







Em Lisboa não se pode deixar de provar o pastel de nata - ou pastel de Belém; diz que o de Belém é que é o original...

O pastel de nata é servido em todas as pastelarias.



O pastel de Belém é especialidade da Pastéis de Belém (ver matéria legal aqui , site da Pastéis aqui ), próxima do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém:


O garçom que nos atendeu informou que são vendidos cerca de 20.000 pastéis por dia!!!!

Conferimos de perto que o processo de fabricação ainda é manual, bem artesanal (no site tem um vídeo mostrando tudo):


E essa dica é especial para quem vai no inverno: tem que provar a castanha assada vendida na rua. Vem em pacotinhos de papel, bem quentinha. Uns dois euros a dúzia. Esquenta até a alma... além de ser uma delícia!





Ainda bem que se caminha muito numa viagem dessas!

2 comentários:

  1. Boa tarde, só queria dizer que o dono do café da primeira imagem é o meu pai eheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernas, não acredito!?! Que show!!! Acabamos ficando sem o contato... Esse mundo se tornou mesmo pequeno depois da internet... Olha, o trabalho do teu pai, o atendimento, são espetaculares. Fizemos muito boas amizades em Portugal e não vemos a hora de voltar. Abraço - e manda outro para o teu pai...

      Excluir