terça-feira, 1 de outubro de 2013

Diário de Viagem - Itália - parte 2

Às vezes ainda me belisco pra acreditar que estou revirando a Itália de cima abaixo...

Lugares que tu sempre sonhou conhecer, como o Duomo e a Galeria Vittorio Emanuele, em Milano; ou Verona e a história de Romeu e Julieta; ou andar de gôndola e passear na Piazza San Marco, em Venezia... E aí tu te dá conta de que os lugares são, sim, reais, e que sim, tu está ali... É de arrepiar. Isso sempre me acontece... Aconteceu em Israel, aconteceu na minha primeira dia a Roma, aconteceu em Lisboa, aconteceu em Paris...

Também é maravilhoso descobrir coisas que nem se imaginava, como uma arena romana do século I em Verona, o que bem fazia ideia...

Outra coisa impressionante é ver a mistura de antigo e do moderno na Itália. Os carros estão te ultrapassando rápido na estrada e tu está olhando a paisagem, onde desponta uma muralha e um castelo medievais...?!?!?

Imagina que bacana morar na Itália e passar o final de semana em Venezia, Firenze ou Nápoles...

Isso sem falar nos museus... No tempinho livre que tive de manhã em Milano fui correndo num museu gratuito que o guia havia indicado, o Museo dela Banca Commerciale Italiana... Meia hora de felicidade pura...

A comida nacional realmente é a pasta, em todas as suas diversas formas e molhos... E o gelato italiano, meraviglioso... A bebida da moda o Spritz, uma mistura de aperol e vinho branco.

Uma das coisas que mais gosto de fazer em outro país é ir no supermercado. Fomos hoje aqui em Venezia Mestre, mas não era um muito bom. Mas me chamou a atenção que a maior parte das embalagens era de produtos tamanho família, digamos assim. Poucas opções de itens alimentícios individuais... Porém, quero catar outros mercados melhores...

Óbvio que fizemos tanta zona no super que a caixa me perguntou se éramos brasileiros, porque é sempre assim. Imagina a zoeira e algazarra. Em cinco pessoas. Eu a única que me viro mais em italiano...

Falando nisso, viajar em grupo tem seus prós e contras e sempre fui meio reticente... Mas estou curtindo muito esse grupo... Evidentemente que com toda a minha timidez já fiz boas amizades... Grupo bacana, heterogêneo, de gente entre 30 e 80 anos. Todo mundo alegre, divertido, com uma disposição de dar inveja...

Uma coisa interessante que todo mundo é muito viajado... Todo o pessoal de mais idade comenta de váááárias viagens que fizeram. Um senhor que deve estar na casa dos sessenta estava dizendo hoje que a bateria de sua câmera já aguentou umas cinco viagens pra Europa.

Por isso digo a você que está sentado(a) no sofá, lamentando não ter companhia pra viajar e receando ir sozinho(a): engaje-se num grupo. No mínimo vai fazer vários novos amigos. Eu e meus novos amigos mais chegados já marcamos as férias do ano que vem e inclusive já escolhemos o destino...


Nenhum comentário:

Postar um comentário