domingo, 18 de março de 2012

Torre Eiffel

Volta e meia me recordo de alguns dos lugares impressionantes em que já estive e o que ultimamente anda na minha mente e coração é a Torre Eiffel.

Nossos amigos Luciano e Maria Pia nos deram a dica de irmos à Torre pelo lado do Trocadéro. Dica preciosa!!!

O Trocadéro fica de um lado da Torre, não muito distante,  e compreende a Praça do Trocadéro, o Palácio de Chaillot, um complexo de museus e teatro, e os Jardins do Trocadéro.

Conta com a estação de metrô Trocadéro.

Descemos nessa estação. Cedinho, às 8 horas da manhã. No inverno de Paris a sensação é de que é muito mais cedo, porque o dia amanhece bem tarde.

Tu sai da estação e te pergunta onde está a Torre. À esquerda um prédio alto, à direita à rua. Porém, basta seguir em frente que num repente eis que ela surge à tua esquerda. Visão inesquecível!





Vista da descida pelos Jardins:




A abertura para a subida é só às 9:30; mas compensa chegar bem antes e contar entre os primeiros da fila. No inverno é bom ir com roupa beeeeeem quente, porque é especialmente frio ali aos pés da torre, e venta muito.

A dica é subir diretamente ao topo; que àquela hora estará consideravelmente vazio, propiciando que se aproveite muitíssimo mais da vista e das fotos.

Arco do Triunfo:



Palácio de Chaillot:



Depois - enquanto a multidão está se acotovelando pra subir no topo - é descer na segunda parada e aproveitar a loja de souvenirs e a lancheria; que serve chocolate quente, pain de chocolat e croissants deliciosos a preços honestíssimos - me surpreendi com o preço; por ser um local turístico pensei que seria exorbitante, e era muito mais em conta do que muitos outros lugares.

A Torre rende lembranças fantásticas de todos os ângulos.

Do Campo de Marte:



Deslocando-se da Escola Militar em direção ao Hotel des Invalides:




Vista do Louvre:



Vista do alto do Arco do Triunfo:







Do alto do Centre Pompidou:



Do alto da Galeries Lafayette:



Do alto da Notre Dame:



Do Rio Sena:



Onipresente símbolo maior de Paris...

Quero voltar a Paris, porque tenho que ir na Torre à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário