quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Patinho Feio vai trabalhar


O livro de hoje é O Patinho Feio vai trabalhar, A sabedoria dos clássicos de H. C. Andersen aplicada ao ambiente de trabalho, de Mette Norgaard.



A autora relembra seis contos de H. C. Andersen, em versão reduzida (para os mais afoitos) e completa e traça um paralelo com o ambiente de trabalho.

Assim,

"Roupas Novas do Imperador: Esta polêmica história ridiculariza a artificialidade e o esnobismo e mostra como o medo e o ego podem nos levar a cometer tolices. Você terá oportunidade de reaver seus planos particulares empregando dois extraordinários detectores de insensatez: a autoconsciência e os diálogos francos.

O Patinho Feio: Este intenso conto sobre rejeição, sobrevivência, anseios e aprendizagem nos ensina que ser bem-sucedido não é apenas ter uma carreira notável, mas descobrir nosso lugar e vir a ser a pessoa que estamos predestinados a ser.

O Escaravelho: O escaravelho, uma criatura que está sempre em busca de prestígio e se interessa apenas por si mesmo e pelas coisas que o afetam, oferece um excelente exemplo que nos adverte para a necessidade de abandonarmos as ilusões e encararmos a realidade de nossas forças e fraquezas, para de fato sermos bem-sucedidos.

O Duende na Casa do Merceeiro: Aqui, usa-se a fábula para ressaltar de que forma as ideias perenes despertam as emoções das pessoas e influenciam as suas escolhas cotidianas. Aprende-se que quanto mais integramos o prático com o ideal, mais sábios nos tornamos.

O Pinheirinho: Por meio da evolução de uma árvore, percebe-se a diferença entre viver superficialmente e estar unido às raízes. O conto ressalta a importância de termos, no último suspiro, a convicção de que vivemos de forma significativa.

O Rouxinol: Esta história fala sobre um passarinho sem atrativos que canta as mais encantadoras canções, extraindo sua força da natureza, da consciência de seu próprio valor e de sua expressividade e da liberdade, em contraste marcante com o ouro, os títulos e os louvores que motivam a corte imperial. Este conto nos ensina a superar desempenhos perfunctórios e alcançar nosso pleno potencial."

Não conhecia essa autora dinamarquesa, consultora que desenvolveu trabalhos com a liderança de gigantes como a Microsoft, Intel, Coca-Cola, General Electric e Daimler Chrysler.

O livro nasceu de tudo quanto ela experienciou como consultora e coach de executivos, em paralelo com os ditos contos, uma instituição nacional na Dinamarca.

Nas palavras de Mette, "este livro destina-se a pessoas que desejam tomar decisões inteligentes e sábias, que almejam um padrão de vida confortável e boa qualidade de vida. Endereça-se àqueles que desejam se sentir vivos no trabalho, que anseiam por uma vida no trabalho".

Obrigada, Silvia Queiroz, pela indicação.

Um comentário:

  1. Querida, fico feliz que o livro a tenha ajudado e que agora compartilhe a sabedoria com tantos.
    Grande abraço saudoso e parabéns pelo blog que está uma gracinha.
    Silvia Queiroz.

    ResponderExcluir