domingo, 18 de dezembro de 2011

Solitude


Há algum tempo venho refletindo sobre o tema solidão e solitude pra postar aqui.

Sei que nunca estou só, porque Deus está sempre comigo.

Afora esse fato, considero ter tempo a sós comigo mesma, sem outras pessoas por perto, um privilégio. É um tempo para me colocar em dia. Idéias, projetos, reflexões, relacionamento com Deus, leituras, tempo pra fazer as coisas que gosto. É pra isso que uso meu tempo comigo.

E ele me é absolutamente necessário. Começo a entrar em pane quando não posso dele desfrutar.

É por isso que não consigo entender muito bem quem diz sofrer de solidão. Respeito, mas não entendo. Porque não vivo a solidão, mas celebro a solitude. O que lamento é meu tempo comigo passar tão rápido, isso sim.

Não entendo, por exemplo, quem diz que não sai pra almoçar fora se tiver de ir sozinho. Gente, almoçar sozinho às vezes é o tempinho que se tem no dia de desligar de toda a loucura que nos cerca. E daí gosto de sentar entre várias outras pessoas que também estão sozinhas, o que me dá a certeza de não prestar atenção involuntariamente nas conversas dos outros.

Talvez o que tenhamos é medo de quando tudo em volta silencia nos confrontarmos conosco mesmos, com aquilo pelo que ansiamos em nosso interior, com as nossas dores, nossos sofrimentos, nossos desejos de mudança, nossa inércia e apatia, nosso comodismo, nossos sonhos e esperanças. E daquilo que Deus nos fala quando finalmente tudo se aquieta. Às vezes penso que é uma tentativa de fugirmos de quem nunca poderemos, porque nos acompanha o tempo todo, do nascimento à morte: nós mesmos.

Conclamo você que está lendo esse texto a fazer um pequeno exercício de passar um tempinho a sós consigo mesmo, a se ouvir, a prestar atenção em você mesmo e no que Deus tem pra te falar.

Esse assunto também foi tema de uma matéria no site Delas, que me animou a escrever a respeito. Clique aqui para ler na íntegra.

Um comentário: