domingo, 18 de setembro de 2011

Café com eficiência

Procurei dentre os livros que tenho pra ler um que fosse possível devorar numa sentada; escolhi Café com Eficiência, de Chuck Martin (palestrante e estrategista especializado em gerenciamento e administração).

Essa foi uma daquelas aquisições meio ao estilo do livro da Ivanka Trump. Eu amo livros da seção de Administração. Daí fico circulando por ali, xeretando o que tem pelas prateleiras, e vou escolhendo o que parece que pode me trazer aprendizado útil.

O que me chamou atenção nesse aqui foi o título e a chamada logo abaixo: Uma história sobre a diferença entre trabalhar muito e ser produtivo. Ôpa! Trabalhar muito sempre trabalhei; mas quem não quer ser mais produtivo?

O bacana desse livro é que as lições são passadas através de uma história que se desenrola entre os funcionários de uma grande empresa, todo mundo estressado, trabalhando enlouquecidamente e sem vislumbrar atingir as metas estabelecidas. Até que chega o Professor, contratado para lhes ensinar três lições que podem mudar esse quadro (que eu estou me coçando pra contar quais são...).

Então é um livro gostoso de ler, leve. Não vai mudar completamente a tua vida, mas traz algumas coisas que são importantes de refletir a respeito e que nos inspiram a revisar nosso cotidiano.



O que diz no verso:

"Meu departamento está em frangalhos, estou sendo pressionado e esse cara quer sair para tomar um café? Será que está brincando? Se bem que, a essa altura do campeonato, não tenho nada a perder.
- Está bem, vamos tomar um café."
Assim começa o aprendizado de Bill, um líder sobrecarregado que, mesmo relutante, concorda em dar um tempo no trabalho a pedido de seu mentor e acaba recebendo lições simples que vão colocar sua vida em ordem.
Como ele, talvez você duvide de que o mero ato de parar contribua para melhorar seu desempenho. A verdade, porém, é que nos dias corridos de hoje é indispensável parar e observar o que está acontecendo ao seu redor antes de responder a um e-mail ou começar outra atividade.
Se você sacrifica parte de seu tempo livre tentando colocar as obrigações em dia, mal tem tempo para a sua família e acredita que a felicidade é um sonho distante, está na hora de saborear Café com Eficiência.
Por meio da história de Bill, Chuck Martin apresenta três ótimos princípios para aumentar a produtividade e mostra como pequenas alterações na rotina podem fazer a diferença.
Você vai aprender a rever suas prioridades, a perceber as necessidades dos outros e a tomar as providências necessárias para recuperar o equilíbrio, a eficiência e a felicidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário