quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Confidencial - Costanza Pascolato

Quando começaram a circular notícias do lançamento de Confidencial, de Costanza Pascolato, em 2009, fiquei bem animada e tratei logo de garantir o meu exemplar. Porque quando ela lançou O Essencial, em 1999, minha mãe o comprou e me lembro de ter devorado o livro, achando-o interessantíssimo.

E Confidencial não me decepcionou. O sub-título é Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver. Esse bem-viver envolve disciplina, liberdade, identidade, idade, simplicidade e coisas da alma, por exemplo. Mas Costanza vai fazendo várias revelações e reflexões pessoais ao longo do livro, que também despertam reflexões pessoais e me fizeram lembrar de várias das minhas próprias histórias.

Fazendo uma breve releitura do livro, para esse post, selecionei uns trechos para compartilhar:

"Decidi escrever este livro para organizar e compartilhar alguns valores e segredos que acumulei vida afora, além de revelar histórias bem pessoais, causos de uma fashionista, que é como os apaixonados por moda se autodefinem.
No íntimo, sei da sorte e do privilégio de ter uma vida extraordinária, um destino tão rico e interessante que algumas experiências merecem registro. Podem servir de inspiração para alguém. Afinal, problemas todos temos de sobra, precisamos aprender como lidar com eles. O grande lance, no meu caso, é que sempre tive vários jeitinhos de tocar a vida para frente.
É também para as pessoas entenderem que, não importa a idade, faz todo o sentido ter vontade de mudar, de melhorar. Viver é um privilégio, e jamais podemos nos esquecer disso. Para simplificar, já que ando querendo tudo o mais simples possível, digo que não há outra intenção se não revelar, conforme costumam me pedir, minhas dicas de estilo, elegância e bem-viver. Ou algumas ideias básicas que, em última análise, respondem à curiosidade geral de como é possível estar sempre tão arrumadinha a essa altura do campeonato." (p. 16)

"MISTÉRIOS DO TEMPO 
Um dos grandes segredos do bem-viver é estarmos integralmente disponíveis para o momento presente, por mais que isso pareça clichê ou título de livro de autoajuda. Facilita muito a vida, já que o futuro normalmente é fonte de ansiedade e expectativa e o passado às vezes gera excessiva nostalgia. Há, aliás, uma maneira bastante digna de olhar para trás: se a intenção for entender e reconhecer sua trajetória, se fortalecer revendo todas as dificuldades que você já foi capaz de superar para chegar onde chegou, ou tentar melhorar cada vez mais vendo o que você poderia ter feito diferente.
NÃO SE PREOCUPE COM O DIA DE AMANHÃ
Mente tranquila facilita ideias claras, ainda mais num tempo em que preocupação e estresse viraram um problemão, grandes pestes da nossa época. No processo de simplificação, aprendi que preocupação nada mais é do que um vício. Quem não combatê-la, morre cedo. É inevitável. Preocupações bloqueiam a energia e desarmonizam o metabolismo.
Frases para colecionar: 'Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo'. (Mateus 6:34)." (p. 195-196)

"É um alívio quando você entende que a solidão é essencial para viver bem. Não tem nada a ver com ser uma pessoa solitária, mas com a tranquilidade de saber que você pode ser a sua melhor companhia." (p. 213).



Nenhum comentário:

Postar um comentário