quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Roma sem fila


Duas coisas que não posso esquecer de falar sobre Roma e que me ajudaram muitíssimo.

A primeira tirei do Guia Visual da Folha de São Paulo, do Guia de Sobrevivência: o escritório da American Express. Jamais ligaria o nome ao cartão de crédito, mas, sim, é do cartão de crédito. Que tem uma loja na Piazza di Spagna, 38 - bem pertinho do Hotal Panda, lembram? - na qual há uma espécie de agência de passeios turísticos.

Então, para me entender em Roma, no primeiro dia comprei um passeio lá, englobando toda a parte do Coliseu, do Fórum Romano, a Via Sacra, o Arco de Tito, o Arco de Constantino e a Igreja de São Pedro em Cadeias. Ah, e já estava esquecendo, um show em 3D pela Roma Antiga muito legal!!!











Foi um super negócio. Porque um carro te apanha em frente ao escritório da American Express, te leva até o local onde de onde sai o ônibus de passeio, um guia acompanha e vai dando explicação em cada local e, o principal e melhor de tudo: os ingressos de entrada no Coliseu e no Fórum Romano estão incluídos; então você escapa das filas quilométricas... E na volta o ônibus te deixa próximo à Piazza di Spagna novamente (ou do local onde você estiver hospedado).

A outra super dica desse tipo é relativa ao Vaticano. Eu nem tinha visto ainda as mega-ultra-sem-fim filas para os Musei Vaticani, mas sabia que eram assim. Havíamos descido na estação de metrô Ottaviano (sim, porque no segundo dia, depois de entender melhor a cidade no passeio da American Express, já me sentia apta a sair de metrô, que tem uma estação na Piazza di Spagna - tem tudo na Piazza di Spagna e arredores...) e seguimos pela própria Via Ottaviano; passamos pela Piazza del Risorgimento e entramos no Vaticano pela lateral.

Daí estava eu lá pensando como ia fazer quando virei para o lado e dei de cara com um quiosque amarelo - impossível não ver - em que se lia "Roma sem fila". Mas não pensei duas vezes: óbvio que comprei lá os ingressos para os Musei Vaticani e a Basílica de São Pedro. Dá uma diferença mínima do preço do ingresso normal, tu recebe um áudioguia multilíngüe e, o melhor de tudo: tu não fica naquela fila de quadras e quadras e quadras e quadras... A acompanhante te larga lá dentro dos Musei Vaticani, depois de ter recebido o teu ingresso, ter entrado e ter recebido o áudioguia.









Esse serviço é da Opera Romana Pellegrinaggi, que tem vários escritórios e pontos de encontro em Roma e faz todo tipo de passeio. O ponto de saída desse que fizemos é no escritório São Pedro, que fica na outra lateral do Vaticano, na Piazza Pio XII, 9; onde também é possível comprar esses ingressos.

Bom, pra mim esses serviços foram um achado, pelo simples fato de não ter perdido nenhum minutinho do meu precioso tempo em Roma esperando em filas pra comprar ingressos ou pra entrar nesses locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário