terça-feira, 18 de outubro de 2011

Findi: Amigos, Jantar e Bienal


Meu findi foi desusadamente agitado. Quem me conhece sabe que sou praticamente ermitã, enfio o nariz em casa e é difícil me tirar da toca.

Mas foi tudo uma delícia.

Sexta tive uma jantinha maravilhosa com pessoas extraordinárias - tão agradáveis de conviver -, ótimo papo, comida espetacular.



Daí que me pus a pensar em como sou abençoada em ter os amigos que tenho. Fiquei me lembrando de todo mundo, daqueles que moram aqui em Porto Alegre, dos de Caxias, dos que estão espalhados por aí (Ijuí, Pelotas, Santo Angelo, Brasília, Farroupilha, Vacaria, Passo Fundo, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, aqui na fronteira e até no exterior), desde os do trabalho até os da escola, passando pelos nada a ver com isso, dos mais antigos até os recentemente agregados. Vontade de encontrar todo mundo!

E no domingo fiz um programa cultural: a convite da minha amiga Carolina (Caro Linda) Mascia fomos na Bienal do Mercosul no Cais do Porto.



Confesso que há coisas que vão alééééém da minha compreensão - sou um bicho que gosta de museu, de coisa velha e histórica, coberta pelo "verniz do tempo" -, mas gostei muito e de muita coisa.

O que mais amei (amei, amei, amei!!!) foi a exposição de postais de Israel. São várias mesas em que a parte escrita dos postais está exposta, com a devida tradução para a Língua Portuguesa, e olhando pra dentro da mesa se vê o reflexo do lado da figura - tá, essa descrição tá meio estranha... então vaí lá na Bienal e confere, que vale a pena.

O postal mais antigo é de 1910. Muito estranho ver lugares que tu visitou recentemente em imagens em preto-e-branco do início do século (e do milênio) passado... E é muito interessante ver como a tensão vai num crescendo nos períodos em que os conflitos foram se intensificando.

Fotinhos, pra entender melhor:





Outras coisas interessantes:









(essa aqui é por causa do gato, que está pouco ligando para o que está acontecendo ao redor)





Dica: vá de calçado e roupas confortáveis e leve água. São quatro galpões pra visitar. Cansa o corpo e a cabeça - porque tem que entender as obras. Mas é aquele "cansado bom", como diz a Caro Linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário