domingo, 2 de outubro de 2011

Leitura

Minha sugestão pra quem sofre de solidão ou de tédio: leitura. É impossível se sentir só ou entediado...

Eu sei que sou suspeita pra falar. Simplesmente pre-ci-so de leitura para o meu equilíbrio.

Minha mãe me contou uma vez que quando era bem pequena, antes mesmo de aprender a ler, já tinha uma coleção de gibis e me sentava a olhar os desenhos e rir sozinha.

Depois que aprendi a ler me lembro de ir com os meus pais fazer compras no Super Cesa, em Caxias, e sempre voltar pra casa com um gibi.

Quando fiquei mais velha e estava passeando com o meu pai ele sempre tentava desviar as livrarias, porque era prejuízo pra ele na certa.

Bá, e quando abriu o sebo O Colecionador em Caxias? Livros muito mais baratos, que felicidade!

E me escondia da minha mãe no banheiro pra poder ler em paz, porque ela sempre tinha milhares de tarefas domésticas pra me dar pra fazer.

Eu sempre achei muito engraçado porque geralmente os pais tem que mandar os filhos ler; os meus tinham que me mandar parar de ler.

Enfim, a leitura sempre fez parte da minha vida. Pode ser livro, folheto, revista, manual de instruções, bula de remédio...

Minha única aflição é que o tempo passa muito mais rápido do que gostaria e nunca dou conta de tudo o que me programei pra ler... Sim, porque é óbvio que leio várias e diferentes coisas ao mesmo tempo... é livro da Escola Bíblica, é livro de gestão, é biografia de alguém, é alguma revista, é e-book baixado da internet, é livro de Direito, é guia de viagem, tudo ao mesmo tempo agora... a Tâmim sempre me pergunta como é que não misturo tudo...

E leitura ainda é a melhor receita pra manter a pressão em níveis de normalidade quando vamos a algum lugar e nosso compromisso atrasa; principalmente em horário de trabalho. Consultório médico, salão de beleza, reunião, etc. Hoje carrego minha Bíblia comigo sempre, então sempre tenho material de leitura (e da melhor qualidade) à disposição.

Livrarias ainda são como um parque de diversões pra mim (eu queria um passaporte livre de graça, ou uma daquelas promoções estilo Faustão, "agarre tudo o que puder em um minuto"). Se estou meio down é só fazer uma visitinha básica na Cultura ou na Luz e Vida pra me dar um gás de novo.

Estava pesquisando aqui sobre o assunto e me deparei com uns ditos que dão o fecho perfeito à questão:

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem." (Mário Quintana)

"Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)

"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)

"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender."
(Clarice Pacheco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário